Olhar Moderno»Insights»Frei Gilson: lives de oração atraem milhões

Frei Gilson: lives de oração atraem milhões

Patrícia Luciana acompanha o rosário de Januária, no Norte de Minas — Foto: Reprodução

Há três anos, os dias de Quaresma para a vendedora Patrícia Luciana, de 31 anos, começam de forma diferente. Moradora de Januária, ela faz parte de mais de um milhão de pessoas espalhadas pelo país que acordam de madrugada, durante os quarenta dias, para a oração do Santo Rosário, conduzida por Frei Gilson.

Ela explicou que foi convidada por um colega de trabalho para participar e, desde então, vive uma transformação em sua vida.

“Jesus saía de madrugada para orar no monte, então é um sacrifício para ele, é uma forma de retribuir. É um período de reflexão, na live estamos sempre refletindo sobre tudo que Jesus passou por nós. […] Já consegui vários milagres rezando o rosário, como a cura de pessoas próximas com câncer e com alcoolismo”, contou.

A Quaresma — período litúrgico de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa no cristianismo, é um tempo de reflexão, arrependimento e renovação espiritual.

Assim que termina o rosário, Patrícia realiza algumas tarefas domésticas e segue para o trabalho, onde entra às 8h30. Apesar da rotina cansativa, a vendedora garante que vale muito a pena acordar de madrugada para viver o momento de oração.

“É muito bom, transforma a vida da gente. Acordar com saúde já é um milagre muito grande, a nossa vida é um milagre. Quando a gente dobra o joelho no chão, Deus abençoa ainda mais”.

Ângela Maria Ramos de Almeida acompanha a live todos os dias — Foto: Arquivo pessoal

Assim como Patrícia, a servidora pública Ângela Maria Ramos de Almeida também mantém o hábito de acordar de madrugada para rezar o Rosário com Frei Gilson. As duas fazem parte do mesmo grupo de WhatsApp criado em Januária, onde os links das lives são divulgados diariamente.

“Nós criamos o grupo no ano passado no período da Quaresma de São Miguel e vamos compartilhando e chamando as pessoas para participarem. Todos os dias eu acordo 3h45 e já coloco o link da live do dia no grupo”.

Casada e mãe de duas filhas, de 6 e 12 anos, Ângela conta que, mesmo com o cansaço do dia a dia, não deixa de montar seu altar com vela, santos de devoção e crucifixo para viver o momento de oração.

“É cansativo porque temos nossas obrigações diárias, mas o espiritual supera o cansaço físico. Todos os dias renovamos o nosso espiritual através da oração, e o alimento espiritual não passa. […] O tempo da graça é agora e não podemos desistir porque o mundo é passageiro. Então temos que buscar e deixar as coisas desse mundo para alcançarmos o céu”.

Frei Gilson em rosário da madrugada. — Foto: Divulgação

O sacerdote católico Frei Gilson reuniu quase 1,5 milhão de fiéis para orar o Santo Rosário, de forma simultânea, na madrugada da última quarta-feira (18), data que marcou o início da Quaresma para os católicos.

O religioso explicou que a oração nas primeiras horas do dia ajuda os fiéis a enfrentarem a ansiedade e as incertezas, além de proporcionar um momento de reconstrução interior.

“Vivemos em um mundo marcado por ansiedade, pressões sociais e incertezas. Nesse contexto, a Quaresma pode ser um tempo muito forte de abastecimento espiritual. Especialmente a experiência de rezar o Rosário na madrugada é um momento em que a pessoa se refaz interiormente. É o momento de escutar o Senhor, de buscar direção para a própria vida, de colocar as angústias diante de Deus”, afirmou.

O rosário começa às 4h e segue até por volta das 6h10. Antes disso, às 3h50, Frei Gilson realiza a oração de São João Paulo II à Nossa Senhora de Guadalupe. Ao longo da transmissão, há momentos de louvor, testemunhos, estudo bíblico e oração pelos enfermos.

O Santo Rosário ganhou força durante a pandemia, quando Frei Gilson passou a conduzir a oração diariamente.

Nas transmissões, fiéis de diferentes partes do país fazem pedidos e comentam as bênçãos recebidas.

“Hoje venho em agradecimento pelo dom da vida, ano passado estava orando pedindo para engravidar, e esse ano estou com meu bebê de dois meses e três dias”, disse uma internauta, durante a live deste sábado (21).

“Mãe Santíssima, Nossa Senhora de Guadalupe, obrigada pela graça alcançada. Minha filha está grávida depois de tantos anos de espera”, comentou outra internauta.

Sobre o autor: Equipe de Produção

Equipe que trabalha em conjunto para produzir e revisar textos com cuidado, estilo e clareza editorial.

Ver todos os posts →