By admin | 15 de junho de 2011.

Tradição e cultura como música de festa junina




musicas de festa juninaToda música de festa junina se direciona à cultura tradicional da festa, onde tanto a letra quanto o ritmo fala sobre a natureza deste evento. Todos os anos vemos e ouvimos as crianças dançarem e cantarem em festas juninhas e julhinas, onde nas letras são dedicadas frase pelos devotos de São João, Santo Antônio e São Pedro.

Mas se analisarmos com cuidado, geralmente a música de festa junina também fala dos principais ícones da festa, ou seja, além da devoção aos santos, as canções falam das danças de quadrilha, dos balões, das festas do sertão, das fogueiras, e também da comida típica, principalmente do nordeste.

Na intenção de preservar o sotaque nordestino, muitas vezes a música de festa junina é entoada do mesmo jeito que as palavras são ditas, tais como arraiá, bão, festança, mior, etc. As crianças quando ouvem tais músicas e também as cantam passam a preservar uma tradição histórica trazida a nós pelos europeus no período em que o Brasil ainda era colônia.

Existem vários tipos de música de festa junina à disposição para download na internet, onde podem deixar a sua festa mais agitada e alegre. Muitas pessoas confundem e acham que a música sertaneja faz parte da festa junina, não que ela não deva estar lá, mas são mais aconselháveis as chamadas músicas de raiz, pois estas realmente falam do homem do campo, da natureza, de um amor sem malícia, diferente do sertanejo mais atual, que é para ocasiões totalmente diferentes.